Experiência dos Diretores e Consultores diretos da Empresa
O corpo técnico da CHESS Agroambiental é altamente qualificado, composto por profissionais com larga experiência na área de inovação tecnológica e desenvolvimento agropecuário, mantendo uma constante preocupação em acompanhar o surgimento de novas tecnologias. Existe entretanto, igual preocupação com os aspectos gerenciais e comerciais da empresa, garantindo o sucesso do empreendimento.
Ernani do Espírito Santo
Engenheiro Agrônomo, M.Sc. em Ciências Agrárias (Agronegócio)
- Empresário, Sócio-diretor da CHESS Agroambiental Ltda, empresa participante do Programa Incubadoras de Empresas CDT/UnB (fevereiro/2002 até atualidade).
- Empresário, Sócio-diretor da Paisagem Nativa Ltda, empresa de produção de mudas nativas do cerrado, e execução de serviços de recuperação de áreas degradadas (fevereiro/2011 até atualidade).
- Professor do Curso de Agronomia das Faculdades Integradas UPIS (mar/2004 até Dezembro de 2005) – Disciplina de Política e Desenvolvimento para o Agronegócio (8º período)
- Professor do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Agrárias do Planalto Central (AGROPLAC/UNIPLAC) no Gama/DF (março/2003 até Dezembro de 2005) – Disciplinas de Administração Rural (7º período) e Planejamento da Empresa Rural (9º período).
- Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/AR-GO (maio a dezembro/2002) Treinamento em Administração Rural.
- Professor do Curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas do Planalto Central (FIPLAC) em Valparaízo/GO (fevereiro a dezembro/2002) – Disciplina de Gestão e Marketing da Empresa Rural e Clínicas para o 9º período.
- Bolsista DTI/CNPq (setembro/2000 a fevereiro/2002) – Alocado no Ministério da Ciência e Tecnologia. Assessor no gerenciamento do Programa Ciência e Tecnologia para o Agronegócio do PPA.
- Consultor Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD BRA 97/015 (agosto/1997 a setembro/1999) – Brasília/DF em convênio com o MAPA / Projeto Novas Fronteiras da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável.
- Prestação de serviços na área de topografia (março/1995 a julho/1997) – Conservação de solo, terraceamento, medição de terras e elaboração de mapas.
- Atuação na formação da Empresa Itec – Biotecnologia Agrícola (outubro/1996 a fevereiro/1997) – Elaboração do Plano de Negócios para seleção do Programa Incubadora de Empresas - CDT/UnB e criação da empresa; pesquisa de mercado, projeção das planilhas e gráficos do projeto; entrevistas e contatos com empresários e produtores.
- Administração de propriedade rural, tendo como atividades principais a pecuária de corte e leite (março/1991 a julho/1995) – Fazenda Vão dos Angicos - Rod GO 424 Taboquinha, Padre Bernardo / GO.
Laura Vasconcelos de Souza
Eng. Agr., Esp. em Política e Gestão de OnG’s
- Membro da equipe técnica da organização não governamental ECODATA para a elaboração de projetos eco-sociais, planos de negócios com comunidades agroextrativistas localizadas no município de Mambaí/GO e articulação e visitação a assentamentos de reforma agrária para execução do Programa de ATES do Governo Federal (agosto/2008 – março/2009).
- Membro da equipe técnica da ECOOIDÉIA, Cooperativa de Serviços e Idéias Ambientais para a avaliação sócio, econômica e ambiental do uso e da eficiência da tecnologia social denominada Fossa Séptica Biodigestora implantada pela Fundação Banco do Brasil no assentamento rural Che Guevara no município de Cristalina/GO (novembro/2006 – setembro/2007).
- Membro da equipe técnica da organização não governamental CENTRU/MA para a execução do Programa de ATES do Governo Federal nos municípios de Amarante do Maranhão, Estreito e Senador La Roque (MA) (fevereiro/2005- até a julho/2005).
- Consultora integrante da equipe técnica do Eixo de Educação Sanitária e Ambiental do Projeto Integrado Vila Varjão patrocinado pelo BID e executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal (outubro/2003-janeiro/2005);
- Coordenadora do projeto “Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para uma Comunidade Rural do Cerrado” financiado pelo Fundo Mundial do Meio Ambiente (GEF) que tem como objetivo geral promover a mobilização e a organização social e executar cursos de capacitação em Agroecologia, Sistemas Agrossilvipastoris, Viveiro Florestal, Agroextrativismo e Associativismo e Cooperativismo em um assentamento rural localizado no município de Flores de Goiás (GO) (outubro/2003 – janeiro/2005);
- Elaboração e execução de curso de capacitação em compostagem para assentados rurais no município de Padre Bernado (GO) (dezembro/2004);
- Elaboração e execução do curso de Noções Introdutórias sobre Sistemas Agroflorestais para agricultores rurais na cidade de Almas (TO) (dezembro/2004);
- Engenheira Agrônoma integrante da equipe de monitores que realizou trabalhos nos assentamentos rurais da SR 28 Superintendência Regional do INCRA – Região do DF e entorno, à serviço do Grupo de Trabalho de Apoio a Reforma Agrária – GTRA/DEX/UnB (Setembro/2002 a Dezembro/2003);
- Consultoria em Desenvolvimento Rural Sustentável para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável dos municípios de Araguatins e Ananás no Estado do Tocantins (Março-Junho/2003);
- Consultoria em Agroecologia em vistorias realizadas em propriedades de produção orgânica vinculadas a Associação do Agricultores Ecológicos de Brasília – AGE (Maio/2003);
- Membro da equipe de vistorias, contratada pelo IBAMA, para fins de desapropriação das propriedades rurais adjacentes ao Parque Nacional da Serra do Caparaó, município de Alto Caparaó – ES (Desembro/2000).